Português

Projetos Culturais

Na Casa José de Alencar são realizados projetos socioculturais que atendem principalmente a comunidade do seu entorno, são eles: Projeto Jacques Klein, Projeto Capoeira Cidadã e o Projeto Escoteiros da CJA.

Projeto Jacques Klein

O Projeto Jacques Klein é um projeto focado na Educação Musical de crianças e jovens, realizado pelo Instituto Beatriz e Lauro Fiuza em parceria com a Universidade Federal do Ceará. Ele atende mais de 120 famílias, e além da Educação Musical, presta serviços de apoio psicológico e social. O projeto tem um forte e positivo impacto na comunidade do entorno da Casa.

Informações: https://iblf.org.br/, (85) 98685.5964 ou info@iblf.org.br.

Projeto de extensão Escoteiros

O Projeto de extensão Escoteiros da Casa José de Alencar atende aproximadamente 60 famílias residentes em bairros próximos à CJA. O projeto é desenvolvido pela ONG Escoteiros do Brasil em parceria com a CJA tem por finalidade realizar ações educativas informais voltadas para a formação integral de crianças e jovens, tendo como linha de atuação a Educação Ambiental e a Cidadania.

A Casa José de Alencar continua funcionando também como espaço privilegiado, haja vista sua ampla área verde e o seu Centro de Treinamento, para a realização de Encontros Científicos, Seminários, Cursos, Oficinas, Reuniões de planejamento, Pic Nic´s, Eventos Culturais e Sociais.

Informações: 98605-7224 e @gesantosdumontce.

Meliponário Iracema

A Meliponicultura é a criação de abelhas sem ferrão (melíponas), atividade que já era praticada pelos povos indígenas da América Latina, principalmente no Brasil e México há muitos anos. O Meliponário Iracema foi criado com o objetivo de proporcionar à comunidade e aos visitantes da Casa José de Alencar um contato direto com as abelhas nativas sem ferrão, mostrando sua importância na conservação da biodiversidade, equilíbrio ambiental, polinização e produção de alimentos.

– Espécies para observação: Jandaíra (Melipona subnitida) e uruçu-cinzenta (Melipona fasciculata).

– Dias de mediação:
Segundas à tarde, terça pela manhã, sexta à tarde e aos sábados (mediante agendamento).

Informações: (85) 98823.9374

Projeto Você Leitor

Projeto Você Leitor

Projeto Você Leitor – Gravação de um vídeo com trecho de uma obra de José de Alencar

O Projeto Você Leitor na Casa de José de Alencar tem o objetivo de contribuir com a valorização das obras desse grande romantista cearense através da divulgação nas nossas redes sociais de vídeos elaborados pelos seus admiradores.

Para participar é muito simples: o interessado deverá enviar um video de até 1 (um) minuto realizando a leitura do trecho do livro de José de Alencar que mais gosta. O material deverá ser enviado para o e-mail casajosedealencar@ufc.br, juntamente com o nome do leitor, a cidade onde reside e, caso tenha interesse, o endereço do Instagram e do Facebook, para divulgação em nossas redes.

PARTICIPE e COMPARTILHE a novidade com seus familiares e amigos!

  • Participante: Juliane de Sousa Elesbão (Instagram: @literoscopia_) / Fortaleza – CE/  Obra: Lucíola.

  • Participante: Antonio Evaldo/ Campos Sales – CE/ Obra: Senhora.

  • Participante: Sâmia Roriz Monteiro (Instagram: @samiavet_) / Fortaleza – CE/ Obra: A Pata da Gazela.

  • Participante: Kaiane Maria da Silva / Salitre – CE / Obra: 5 minutos.

  • Participante: Denize Mendonça / Caucaia – CE (Instagram: @mendonca_denize) / Obra: 5 minutos.

  • Participante: Thalissa Mestâncio / Manaus – AM/ Obra: Diva.

Projeto Primavera na Casa de José de Alencar – Edição 2020 (on-line)

Projeto Primavera José de Alencar celebra o mês de nascimento do escritor

Para celebrar o aniversário de 191 anos de nascimento desse grandioso escritor, a Casa de José de Alencar/SECULTARTE/UFC realizará o Projeto intitulado Primavera José de Alencar 2020, o qual apresentará lives (transmissões ao vivo, via Instagram) com novos e experientes pesquisadores do Grupo de Estudos José de Alencar/UFC, num bate-papo descontraído sobre as mais recentes e inovadoras leituras sobre a obra alencariana.

As lives serão iniciadas no dia primeiro de maio, data de nascimento do escritor e acontecerão em todas as sextas-feiras de maio, sempre às 16h.

O primeiro encontro discutirá o tema José de Alencar e um projeto de nação, com a presença do Prof. Dr. Marcelo Peloggio, organizador dos livros “José de Alencar, século XXI” e “Fator Alencar, ensaios”.

📢 SERVIÇO

📍Projeto: Primavera José de Alencar 2020 (On-line)
📍Horário: 16h
📍Local: Instagram da @casajosedealencaroficial

📍Data: 1º de maio de 2020
Tema da Live: José de Alencar e um projeto de nação
Convidado da semana: Prof. Dr. Marcelo Peloggio

📍Data: 08 de maio de 2020
Tema da Live: A Verdade em As Minas de Prata de José de Alencar
Convidado da semana: Profa. Dra. Arlene Fernandes Vasconcelos

📍Data: 15 de maio de 2020
Tema da Live: José de Alencar, o Educador
Convidada da semana: Profa. Dra. Ana Marcia Alves Siqueira

📍Data: 22 de maio de 2020
Tema da Live: 150 anos de A Pata Gazela de José de Alencar: Uma abordagem sobre o realismo oitocentista de Alencar
Convidado da semana: Prof. Dr. Marcus Vinicius Nogueira Soares

Motivação e Justificativa – Projeto Primavera José de Alencar: Em primeiro de maio de 1829, no sítio Alagadiço Novo, Vila Real de Mecejana, nascia José Martiniano de Alencar, que lá viveu até os nove anos de idade. O restante de sua vida residiu no Rio de Janeiro, onde Alencar foi revelado como escritor, primeiro nas redações de jornais, depois como importante romancista. Apesar das não raras polêmicas nas quais se envolveu, era respeitado e admirado por suas obras literárias. Sua fama já conquistada em vida, principalmente no cenário intelectual carioca, ampliou-se com sua morte precoce, transformando-o numa importante referência da cultura literária nacional.

Projeto Clube de Leitura da Biblioteca o Guarani da Casa de José de Alencar (on-line)

Clube de Leitura da Casa de José de Alencar

A Casa de José de Alencar apresenta o Projeto Clube de Leitura da Biblioteca O Guarani da Casa de José de Alencar (versão on-line), que tem o propósito de incentivar a leitura através da periódica análise de obras do renomado escritor cearense José de Alencar e de outros consagrados autores indicados pelos membros do clube, de forma descontraída, descomplicada, sob diversos pontos de vista, possibilitando ainda o vínculo socioafetivo com pessoas distintas, mas com interesses em comum.

Passada a quarentena imposta pela COVID-19, dependendo da disponibilidade dos membros, os encontros do clube poderão ocorrer também de forma presencial.

As reuniões mensais acerca da “leitura do mês” ocorrerão sempre às terça-feiras, às 19h, em plataforma digital a ser definida posteriormente.

As inscrições para integrar o clube encontram-se abertas a pessoas de todo o Brasil e deverão ser realizadas mediante preenchimento do formulário on-line. O leitor interessado deverá aguardar um e-mail de confirmação da inscrição da equipe da Casa de José de Alencar, no qual também serão prestadas orientações acerca do primeiro encontro virtual.

Acerca das obras de José de Alencar, todas elas encontram-se disponíveis sob domínio público, portanto qualquer usuário com acesso à internet poderá dispor do material em PDF inteiramente grátis, oportunizando o engajamento de um maior número de pessoas.

O Clube de Leitura da Casa de José de Alencar é um espaço, acima de tudo, democrático, aberto a sugestões dos integrantes no que diz respeito à logística e à elaboração do cronograma de leitura. A participação de todos será de suma importância para a construção desta primorosa iniciativa de fomento à leitura.

Eventuais dúvidas poderão ser dirimidas através do e-mail casajosedealencar@ufc.br.