Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Casa de José de Alencar

Área do conteúdo

Sexta edição da Feira do Zé marcará reabertura da ‘Casinha’ de José de Alencar

Data da publicação: 17 de agosto de 2023 Categoria: Notícias

A obra na ‘Casinha’, onde nasceu o romancista cearense, eliminou fissuras e rachaduras que comprometiam a edificação; feira acontece no dia 19/08, das 8h às 13h

Casinha após restauraçãoNo dia 19/08, a Feira do Zé leva música, atividades e muita solidariedade à Casa de José de Alencar. Na data, a instituição vai reabrir oficialmente a “Casinha”, como é conhecida a pequena construção em que nasceu o escritor cearense. Na intervenção, iniciada em dezembro, as fundações da construção, que apresentava fissuras e rachaduras, receberam reforço e proteção. A obra consolidou a estrutura do prédio, que pertence ao conjunto arquitetônico original. A visitação à Casinha ficou suspensa por oito meses.

A sexta edição do evento acontece das 8h às 13h, sempre aberta e gratuita. A Feira do Zé vai ter venda de artesanato, comidinhas, música ao vivo, leitura e contação de histórias, oficina com distribuição de mudas e atividades físicas, como meditação e capoeira. A música é garantida pela parceria com o Sesc-CE. A feira criativa também traz produtos orgânicos da reforma agrária, do Centro Frei Humberto, do MST.

A organização incentiva a doação de materiais de desenho e pintura (Pincel, papel, lápis de cor, tinta guache e outros) para o projeto DB7arte, que promove o direito de crianças com autismo em Itapiúna (CE). A ação é mantida pela Associação de Apoio à Inclusão Social de Pessoas com Deficiência. Card com atrações da 6ª feira do zé

O Instituto Ser Amado vai oferecer uma oficina de preparação de chás naturais, ministrada pela técnica agrícola Maria Lúcia Cordeiro Sá. Ela vai explicar as propriedades e as utilidades de plantas medicinais e orientar os participantes sobre os procedimentos de preparo. Além disso, vão ser produzidas 50 mudas de plantas para distribuição entre o público da Feira.

Na sexta edição da Feira do Zé, a Intiwatana Casa Coletiva volta e traz novamente um momento de yoga e meditação. Já a ginga e o berimbau chegam numa roda organizada pelo Grupo Capoeira Brasil. No Pé de Livros, dessa vez adaptado no Salão Iracema, as crianças vão ter contato com a leitura, e todo mundo também pode visitar o museu e as pinacotecas da Casa de José de Alencar.

PROGRAMAÇÃO DA 6ª FEIRA DO ZÉ

• 8h30: Aulão de RitBox com Cristianne Anjos no pátio (INEC)
• 9h: Oficina de chás naturais no jardim do corredor do auditório e distribuição de 50 mudas  na horta (Instituto Ser amado)
• 9h10: Yoga e meditação no pátio (Intiwatana Casa Coletiva)
• 10h: Contação de histórias com a servidora Marta Zélia interpretando a história da indígena Iracema no Salão Iracema
• 10h30: Roda de capoeira (Raposa e o Projeto Capoeira Cidadã)
• 11h às 13h: MPB com Aline e Joice (SESC)

8h às 12h:
• Museu Arthur Ramos e pinacotecas Floriano Teixeira e Salão Iracema abertos para visitação espontânea
• Exposição temporária “O que nos ilumina?” aberta para visitação espontânea
• Atividades de escotismo

Obra na Casinha

O processo para viabilizar a restauração na Casinha foi encaminhado junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em razão de o conjunto arquitetônico ser tombado desde 1964. A autarquia realizava periodicamente medições na largura desses desgastes estruturais. Em 2019, considerando o agravamento do problema, foram solicitados estudos mais rigorosos para avaliar causas e apontar soluções para o problema.

A direção da Casa de José de Alencar e a Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental (UFC Infra) encaminharam visitas e relatórios técnicos para viabilizar a obra. A intervenção passou, em primeiro ponto, pelo estudo arqueológico supervisionado pela equipe do Iphan/CE. Num segundo momento, a empresa de engenharia contratada consolidou as fundações da estrutura.

Outros equipamentos

A Casa de José de Alencar conta ainda com uma extensa área verde, as ruínas do primeiro engenho a vapor do Ceará, o Museu Arthur Ramos, a Pinacoteca Floriano Teixeira, a Biblioteca Braga Montenegro e com o Salão Iracema.

O público pode agendar visitas às exposições (museu, salão e pinacoteca) para até 20 pessoas por meio de formulário on-line disponível. A Casa de José de Alencar disponibiliza seis horários de segunda a sexta-feira (às 8h30, às 9h30, às 10h30, às 13h30, às 14h30 e às 15h30) e três aos sábados pela manhã (às 8h30, às 9h30 e às 10h30).

Mais informações pelo telefone (85) 3366.9276 (fixo e Whatsapp) e pelo e-mail casajosedealencar@ufc.br.

Ficha técnica
Produção: Celina Paiva
Reportagem: Lia Aderaldo
Imagens: Gutiérrez Reges
Edição de imagens: Roney Anderson
Janela de Libras: Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui

Fonte: https://www.ufc.br/noticias/noticias-ufctv/18143-casa-de-jose-de-alencar-e-restaurada-pela-ufc-4

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo