Sexta edição da Feira do Zé marcará reabertura da ‘Casinha’ de José de Alencar

Data de publicação: 17 de agosto de 2023. Categoria: Notícias

A obra na ‘Casinha’, onde nasceu o romancista cearense, eliminou fissuras e rachaduras que comprometiam a edificação; feira acontece no dia 19/08, das 8h às 13h

Casinha após restauraçãoNo dia 19/08, a Feira do Zé leva música, atividades e muita solidariedade à Casa de José de Alencar. Na data, a instituição vai reabrir oficialmente a “Casinha”, como é conhecida a pequena construção em que nasceu o escritor cearense. Na intervenção, iniciada em dezembro, as fundações da construção, que apresentava fissuras e rachaduras, receberam reforço e proteção. A obra consolidou a estrutura do prédio, que pertence ao conjunto arquitetônico original. A visitação à Casinha ficou suspensa por oito meses.

A sexta edição do evento acontece das 8h às 13h, sempre aberta e gratuita. A Feira do Zé vai ter venda de artesanato, comidinhas, música ao vivo, leitura e contação de histórias, oficina com distribuição de mudas e atividades físicas, como meditação e capoeira. A música é garantida pela parceria com o Sesc-CE. A feira criativa também traz produtos orgânicos da reforma agrária, do Centro Frei Humberto, do MST.

A organização incentiva a doação de materiais de desenho e pintura (Pincel, papel, lápis de cor, tinta guache e outros) para o projeto DB7arte, que promove o direito de crianças com autismo em Itapiúna (CE). A ação é mantida pela Associação de Apoio à Inclusão Social de Pessoas com Deficiência. Card com atrações da 6ª feira do zé

O Instituto Ser Amado vai oferecer uma oficina de preparação de chás naturais, ministrada pela técnica agrícola Maria Lúcia Cordeiro Sá. Ela vai explicar as propriedades e as utilidades de plantas medicinais e orientar os participantes sobre os procedimentos de preparo. Além disso, vão ser produzidas 50 mudas de plantas para distribuição entre o público da Feira.

Na sexta edição da Feira do Zé, a Intiwatana Casa Coletiva volta e traz novamente um momento de yoga e meditação. Já a ginga e o berimbau chegam numa roda organizada pelo Grupo Capoeira Brasil. No Pé de Livros, dessa vez adaptado no Salão Iracema, as crianças vão ter contato com a leitura, e todo mundo também pode visitar o museu e as pinacotecas da Casa de José de Alencar.

PROGRAMAÇÃO DA 6ª FEIRA DO ZÉ

• 8h30: Aulão de RitBox com Cristianne Anjos no pátio (INEC)
• 9h: Oficina de chás naturais no jardim do corredor do auditório e distribuição de 50 mudas  na horta (Instituto Ser amado)
• 9h10: Yoga e meditação no pátio (Intiwatana Casa Coletiva)
• 10h: Contação de histórias com a servidora Marta Zélia interpretando a história da indígena Iracema no Salão Iracema
• 10h30: Roda de capoeira (Raposa e o Projeto Capoeira Cidadã)
• 11h às 13h: MPB com Aline e Joice (SESC)

8h às 12h:
• Museu Arthur Ramos e pinacotecas Floriano Teixeira e Salão Iracema abertos para visitação espontânea
• Exposição temporária “O que nos ilumina?” aberta para visitação espontânea
• Atividades de escotismo

Obra na Casinha

O processo para viabilizar a restauração na Casinha foi encaminhado junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em razão de o conjunto arquitetônico ser tombado desde 1964. A autarquia realizava periodicamente medições na largura desses desgastes estruturais. Em 2019, considerando o agravamento do problema, foram solicitados estudos mais rigorosos para avaliar causas e apontar soluções para o problema.

A direção da Casa de José de Alencar e a Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental (UFC Infra) encaminharam visitas e relatórios técnicos para viabilizar a obra. A intervenção passou, em primeiro ponto, pelo estudo arqueológico supervisionado pela equipe do Iphan/CE. Num segundo momento, a empresa de engenharia contratada consolidou as fundações da estrutura.

Outros equipamentos

A Casa de José de Alencar conta ainda com uma extensa área verde, as ruínas do primeiro engenho a vapor do Ceará, o Museu Arthur Ramos, a Pinacoteca Floriano Teixeira, a Biblioteca Braga Montenegro e com o Salão Iracema.

O público pode agendar visitas às exposições (museu, salão e pinacoteca) para até 20 pessoas por meio de formulário on-line disponível. A Casa de José de Alencar disponibiliza seis horários de segunda a sexta-feira (às 8h30, às 9h30, às 10h30, às 13h30, às 14h30 e às 15h30) e três aos sábados pela manhã (às 8h30, às 9h30 e às 10h30).

Mais informações pelo telefone (85) 3366.9276 (fixo e Whatsapp) e pelo e-mail casajosedealencar@ufc.br.

Produção: Celina Paiva
Reportagem: Lia Aderaldo
Imagens: Gutiérrez Reges
Edição de imagens: Roney Anderson