No sábado (17/06), tem forró, comidinha e muita cultura na Feira do Zé!

Data de publicação: 13 de junho de 2023. Categoria: Sem categoria

A Casa de José de Alencar incentiva que visitantes doem itens de higiene para a população LGBTQIA+

Forrozinho, comidinhas e muita solidariedade! No sábado (17/06) pela manhã, acontece a quarta edição da Feira do Zé, que traz gastronomia, artesanato, vestuário e outras produções, além de muitas atividades para crianças.

A feira, aberta e gratuita, acontece das 8h às 13h na Casa de José de Alencar (CJA), centro cultural da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Em junho, a Feira do Zé solicita a doação de itens de higiene pessoal para as Mães da Resistência, que lutam pela dignidade e pelos direitos da população LGBTQIA+. Podem ser doados xampu, sabonete, hidratante, creme e escova de dente, entre outros produtos.

O tradicional São João vai ter espaço na Feira do Zé com Cristiane do Acordeon, a “sanfoneira do amor”, que anima a festa com arrasta-pé a convite da Escola Aquarela . E ainda haverá a venda de muitas comidinhas típicas!

Na literatura, a feira vai apresentar novamente uma peça de sarau especial sobre a Padaria Espiritual, com a Companhia Candeeiro Cultural, e atividades de leitura no Pé de Livros.

Além disso, o projeto Prosseguir, do Instituto Nordeste Cidadania (Inec), vai apresentar contação de histórias do livro “Não me toque seu boboca”, seguida de atividades lúdicas com as crianças realizadas por jovens atendidos pelo cursinho pré-vestibular do Inec.

A equipe do Programa de Extensão Farmácia Viva, da UFC, vai ministrar oficina de Preparações Caseiras com Plantas Medicinais, sobre o uso seguro e racional dessa terapêutica.

A feira vai ter ainda roda com o Grupo Capoeira Brasil e atividades de escotismo com o Grupo Santos Dumont. Já o Projeto ATC na Ponta dos pés, mantido pelo programa Aprender Mais da Prefeitura de Fortaleza, vai apresentar uma sequência de danças – do jazz ao balé clássico.

A feirinha criativa e gastronômica tem a participação de empreendedoras das comunidades da vizinhança da CJA, projetos sociais e produtos orgânicos da reforma agrária, na banca do Centro Frei Humberto/MST.

O público poderá fazer visitação mediada à Pinacoteca Floriano Teixeira e ao Salão Iracema/Descartes Gadelha – que trazem quadros com referência a obras de José de Alencar –, às ruínas do Primeiro Engenho a Vapor do Ceará e a outros espaços da CJA.

Você prepara remedinho caseiro com plantas medicinais? 👀🌿 Quer começar? Neste sábado (17/06), às 8h30, vai ter oficina grátis de Preparações Caseiras com Plantas Medicinais na Feira do Zé! 👩🏾‍🔬 A atividade, que vai tratar do uso seguro e racional dessa terapêutica, será ministrada pela equipe do Programa de Extensão Farmácia Viva (UFC) na quarta edição da Feira do Zé, na Casa de José de Alencar. Pra se inscrever, ataia pelo link bit.ly/PlantasMedicinaisFeiradoZe 📲 0️⃣8️⃣0️⃣0️⃣

.Peça // Sarau Padaria Espiritual, O Que é isso? – Uma viagem ao Forno dessa Padaria (Cia. Candeeiro Cultural): 01 narrador e 02 poetas entram em uma máquina do tempo e viajam ao passado para trazer ao presente o Pão da Padaria Espiritual, alimentando espírito, arte e poesia daqueles que têm fome de cultura, inspirações e revoluções.

.Serviço // Feira do Zé
Aberta e gratuita
Dia 17 de junho (sábado)
Na Casa de José de Alencar (Av. Washington Soares, nº 6055)