Feira promove cultura e economia criativa na Casa de José de Alencar no dia 20/05

Data de publicação: 16 de maio de 2023. Categoria: Notícias

A terceira edição da Feira do Zé festeja o aniversário do escritor José de Alencar e mobiliza participantes para doar alimentos no combate à fome

Na manhã do sábado (20/05), acontece mais uma edição da Feira do Zé, com muita cultura e economia criativa. Tem gastronomia, artesanato, vestuário, jardinagem e outras produções, além de várias atividades artísticas. A feira, aberta e gratuita, acontece das 8h às 13h na Casa de José de Alencar (CJA), centro cultural pertencente à Universidade Federal do Ceará.

Nesta edição, a organização solicita a doação de 1 kg de alimento para o projeto Ser Ponte, que promove a transferência solidária de renda para famílias chefiadas por mulheres em áreas precarizadas de Fortaleza.

A programação da terceira edição da Feira do Zé traz música, recreação, economia criativa e atividades físicas, com destaque especial à literatura, porque estamos no mês do aniversário do escritor José de Alencar (1º/05). A música fica por conta da banda Zu do Forró, com o melhor do forrozinho nordestino, numa promoção do Sesc/CE, parceiro do evento.

Já na literatura, a feira vai apresentar uma peça de sarau especial sobre a Padaria Espiritual, com a Companhia Candeeiro Cultural, e atividades de leitura no Pé de Livros. Além disso, o projeto Espaços de Leitura, do Instituto Nordeste Cidadania (Inec), traz uma contação de histórias, que será apresentada pelas crianças do Espaço Ballet Raio de Sol.

A feirinha criativa e gastronômica tem a participação de empreendedoras das comunidades da vizinhança da CJA, projetos sociais e produtos orgânicos da reforma agrária, na banca do Centro Frei Humberto/MST. Haverá venda de lanches, comidinhas, artesanatos, flores e a oferta de serviços.

Durante todo o evento, o público poderá fazer visitação mediada à Pinacoteca Floriano Teixeira e ao Salão Iracema/Descartes Gadelha – que trazem quadros com referência a obras de José de Alencar –, às ruínas do Primeiro Engenho a Vapor do Ceará e a outros espaços da CJA.

O Programa de Música Instituto Jacques Klein, que funciona na CJA, vai apresentar sessões com recital de cordas a céu aberto. A feira vai ter ainda roda com o Grupo Capoeira Brasil e atividades de yoga e meditação com a Casa Coletiva Intiwatana (Nación Pachamama).

Na Atividade 60+, o Instituto Ser Amado promoverá uma sessão de dança e exercícios para pessoas idosas, e o Grupo Santos Dumont realizará atividades de escotismo.

.Programação // III Feira do Zé (20/05)

08h00 – Início da feira (até 13h)
08h40 – Sessão de Música (Jacques Klein)
09h00 – Meditação