Feira do Zé leva cultura, diversão e gastronomia à CJA no dia 18/03

Data de publicação: 15 de março de 2023. Categoria: Sem categoria

Na manhã de sábado (18), a feira traz literatura, música, artesanato, capoeira, yoga e meditação, gastronomia, economia solidária e contação de histórias, entre outras atividades

Artes, saberes, ofícios e tradições vão ser muito bem acolhidos na manhã do dia 18/03, na Casa de José de Alencar (CJA), centro cultural pertencente à Universidade Federal do Ceará (UFC). É a primeira edição da Feira do Zé, uma grande feira de cultura viva que começa às 8h da manhã e vai até o meio-dia. Tudo aberto e gratuito.

A Feira do Zé vai ter literatura, música, artesanato, capoeira, yoga e meditação, gastronomia, economia solidária, contação de histórias. A organização da feira receberá doações voluntárias de absorventes íntimos femininos que serão doados para o coletivo Sangue Nosso, que presta assistência a pessoas em situação de rua ou de vulnerabilidade social.

Com muita cultura viva – slogan define a feira –, a Casa de José de Alencar quer estimular a produção cultural, divulgar a cultura cearense, integrar a ambiência da CJA, dialogar com comunidades e territórios, promover atividades artísticas, fomentar a economia criativa e cativar o universo lúdico.

O artesanato e a socioeconomia solidária terão espaço garantido para expor os trabalhos de empreendedoras (es) das comunidades da vizinhança da CJA. A ambiência é formada pelos bairros de José de Alencar, Curió, Guajerú, Lagoa Redonda, São Miguel, Sapiranga, Sabiaguaba e Cambeba. Esses territórios dialogam com a dinâmica da Casa de José de Alencar e demandam espaços de produção, promoção e divulgação cultural.

A Feira do Zé é vida e cultura. A partir dela, a Casa de José de Alencar promove e fortalece o diálogo aberto e democrático com as comunidades para cultivar, numa verdadeira feira livre, diversas produções socioculturais.

A Casa de José de Alencar também busca estreitar essas trocas por meio de uma feira que vai mobilizar as dimensões cidadã, simbólica e econômica da Cultura. Mais do que unir diversos interesses em torno da potência que representa a centro cultural, o projeto quer sensibilizar o conjunto da população para a necessidade de conhecer, valorizar e promover o patrimônio cultural.

Atividades

A Feira do Zé vai contar com a exposição e venda de alimentos, artesanatos, flores, produtos da reforma agrária e serviços.

O público poderá fazer visitação mediada à Pinacoteca Floriano Teixeira, ao Salão Iracema/Descartes Gadelha, ao Museu Arthur Ramos, à ‘Casinha’ (onde nasceu José de Alencar), às ruínas do Primeiro Engenho a Vapor do Ceará e a demais áreas e equipamentos da Casa de José de Alencar.

No Pé de Livros, crianças e adolescentes terão acesso à cenografia de uma árvore com livros e espaços para leitura com mediação de uma bibliotecária, durante todo o evento. Uma equipe de professores fará uma contação de histórias voltada para as crianças nas dependências do Museu Arthur Ramos.

O Programa de Música do Instituto Jacques Klein fará uma apresentação instrumental ao ar livre. Será ministrado um aulão de capoeira com o Grupo Ginga Capoeira, do mestre Raposa, aberto e gratuito para todas as idades, com duração de 1h30min, no pátio externo da Casa de José de Alencar.

Haverá ainda atividades de yoga e meditação com a Casa Coletiva Intiwatana, do movimento Nación Pachamama. O grupo também trará vivências latino-americanas, improvisações artísticas, pão e macarrão caseiros, ovos de galinha caipira, pastinhas vegetarianas, mudas de plantas, cosméticos naturais e livros.

A Associação Cearense dos Orquidófilos (Aceo) terá uma barraquinha de venda e exposição de orquídeas e informações sobre cultivo de plantas. a Associação dos Meliponicultores do Ceará realizará exposição de produtos derivados da meliponicultura e informações sobre a criação e a importância ambiental das abelhas nativas.

A Associação dos Recicladores do Bairro José de Alencar vai divulgar o trabalho realizado pelos recicladores, destacando sua importância econômica, social e ambiental.

Feira do Zé
Aberta e gratuita
No dia 18/03 (sábado), das 8h às 12h
Na Casa de José de Alencar/UFC (Av. Washington Soares, nº 6055)