Você está em: Início›Sem categoria›Feira do Zé leva cultura, diversão e gastronomia à CJA no dia 18/03
Feira do Zé leva cultura, diversão e gastronomia à CJA no dia 18/03
Data da publicação: 15 de março de 2023Categoria: Sem categoria
Na manhã de sábado (18), a feira traz literatura, música, artesanato, capoeira, yoga e meditação, gastronomia, economia solidária e contação de histórias, entre outras atividades
Artes, saberes, ofícios e tradições vão ser muito bem acolhidos na manhã do dia 18/03, na Casa de José de Alencar (CJA), centro cultural pertencente à Universidade Federal do Ceará (UFC). É a primeira edição da Feira do Zé, uma grande feira de cultura viva que começa às 8h da manhã e vai até o meio-dia. Tudo aberto e gratuito.
A Feira do Zé vai ter literatura, música, artesanato, capoeira, yoga e meditação, gastronomia, economia solidária, contação de histórias. A organização da feira receberá doações voluntárias de absorventes íntimos femininos que serão doados para o coletivo Sangue Nosso, que presta assistência a pessoas em situação de rua ou de vulnerabilidade social.
Com muita cultura viva – slogan define a feira –, a Casa de José de Alencar quer estimular a produção cultural, divulgar a cultura cearense, integrar a ambiência da CJA, dialogar com comunidades e territórios, promover atividades artísticas, fomentar a economia criativa e cativar o universo lúdico.
O artesanato e a socioeconomia solidária terão espaço garantido para expor os trabalhos de empreendedoras (es) das comunidades da vizinhança da CJA. A ambiência é formada pelos bairros de José de Alencar, Curió, Guajerú, Lagoa Redonda, São Miguel, Sapiranga, Sabiaguaba e Cambeba. Esses territórios dialogam com a dinâmica da Casa de José de Alencar e demandam espaços de produção, promoção e divulgação cultural.
A Feira do Zé é vida e cultura.A partir dela, a Casa de José de Alencar promove e fortalece o diálogo aberto e democrático com as comunidades para cultivar, numa verdadeira feira livre, diversas produções socioculturais.
A Casa de José de Alencar também buscaestreitar essas trocas por meio de uma feira que vai mobilizar as dimensões cidadã, simbólica e econômica da Cultura. Mais do que unir diversos interesses em torno da potênciaque representa a centro cultural, o projeto quer sensibilizar o conjunto da população para a necessidade de conhecer, valorizar e promover o patrimônio cultural.
Atividades
A Feira do Zé vai contar com a exposição e venda de alimentos, artesanatos, flores, produtos da reforma agrária e serviços.
O público poderá fazer visitação mediada à Pinacoteca Floriano Teixeira, ao Salão Iracema/Descartes Gadelha, ao Museu Arthur Ramos, à ‘Casinha’ (onde nasceu José de Alencar), às ruínas do Primeiro Engenho a Vapor do Ceará e a demais áreas e equipamentos da Casa de José de Alencar.
No Pé de Livros, crianças e adolescentes terão acesso àcenografia de uma árvore com livros e espaços para leitura com mediação de uma bibliotecária, durante todo o evento. Uma equipe de professores fará uma contação de histórias voltada para as crianças nas dependências do Museu Arthur Ramos.
O Programa de Música do Instituto Jacques Klein fará uma apresentação instrumental ao ar livre. Será ministrado um aulão de capoeira com o Grupo Ginga Capoeira, do mestre Raposa, aberto e gratuito para todas as idades, com duração de 1h30min, no pátio externo da Casa de José de Alencar.
Haverá ainda atividades de yoga e meditação com a Casa Coletiva Intiwatana, do movimento Nación Pachamama. O grupo também trará vivências latino-americanas, improvisações artísticas, pão e macarrão caseiros, ovos de galinha caipira, pastinhas vegetarianas, mudas de plantas, cosméticos naturais e livros.
A Associação Cearense dos Orquidófilos (Aceo)terá uma barraquinha de venda e exposição de orquídeas e informações sobre cultivo de plantas. Já aAssociação dos Meliponicultores do Ceará realizará exposição de produtos derivados da meliponicultura e informações sobre a criação e a importância ambiental das abelhas nativas.
A Associação dos Recicladores do Bairro José de Alencar vai divulgar o trabalho realizado pelos recicladores, destacando sua importância econômica, social e ambiental.
Feira do Zé Aberta e gratuita No dia 18/03 (sábado), das 8h às 12h Na Casa de José de Alencar/UFC (Av. Washington Soares, nº 6055) Mais informações: (85) 3366.9276 (fixo e whatsapp)