Feira do Zé leva ciência, música e diversão à Casa de José de Alencar no sábado

Data de publicação: 4 de julho de 2023. Categoria: Notícias

No dia 08/07, a Feira do Zé leva ciência, cultura e diversão à Casa de José de Alencar para a edição especial das férias! Das 8h às 13h, o evento tem exposição de brinquedos, experimentos científicos, música, biodança, meditação, capoeira e uma grande feira criativa.

A organização incentiva a doação de 1 Kg de alimento para o programa Mesa Brasil Sesc, que garante a segurança alimentar de pessoas em situação de vulnerabilidade.

O Museu do Brinquedo vai estar aberto para todo mundo, com entrada gratuita, mostrando peças de todas as épocas, até 11h30. Já o projeto Ciência Itinerante, da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), vai levar um ônibus-laboratório totalmente equipado e climatizado para realizar experimentos aliando a ciência a práticas lúdicas e interativas durante toda a manhã.

A música é garantida com o forró das antigas e o piseiro da cantora Keyliane Cristian, numa parceria com o Sesc-CE. A feira criativa traz muito artesanato e comidinhas, inclusive produtos orgânicos da reforma agrária, do Centro Frei Humberto, do MST.

A feira também oferece uma atividade de acolhimento e reflexão: um círculo da cultura com sessão de biodança, promovida com o apoio do Instituto Nordeste Cidadania (Inec). Na feira, Reni Dino, facilitador da biodança e gestor do Inec, vai realizar um círculo de cultura de fotolinguagem com sessão de biodança.

Na quinta edição da Feira do Zé, a Intiwatana Casa Coletiva volta e traz novamente um momento de yoga e meditação. Já a ginga e o berimbau chegam numa roda organizada pelo Grupo Capoeira Brasil. No Pé de Livros, as crianças vão ter contato com a leitura, e todo mundo também pode visitar o museu e as pinacotecas da Casa de José de Alencar.

Destaques

Museu do Brinquedo: A exposição divulga o conhecimento transdisciplinar do jogo, do brinquedo e da brincadeira e propõe uma reflexão crítica sobre a diversidade sociocultural dos elementos lúdicos. O acervo exposto integra a coleção pessoal do professor da UFC Marcos Teodorico, que é curador e coordenador do Museu do Brinquedo de Fortaleza, e de colaboradores. A exposição segue aberta nas manhãs de todos os sábados de julho.

Ciência Itinerante: O projeto Ciência Itinerante é uma iniciativa do Programa de Popularização da Ciência da Secitece. Em um ônibus-laboratório totalmente equipado e climatizado, monitores de diversas áreas do conhecimento – Química, Física, Biologia, TIC, Robótica, Energias Renováveis e Geografia – realizam experimentos que aliam a ciência com práticas lúdicas e interativas.

Feira do Zé
Aberta e gratuita
Dia 08/07 (sáb), das 8h às 13h
Na Casa de José de Alencar