Casa de José de Alencar seleciona três bolsisas para programa de educação patrimonial; inscrições vão até 20/02

Data de publicação: 10 de fevereiro de 2023. Categoria: Notícias

A CJA tem extensa área verde, pinacotecas, museu, biblioteca e outros espaços culturais

A Casa de José de Alencar inicia, nesta sexta-feira (10/02), a seleção de 3 (três) bolsistas remunerados (as) para o ano de 2023. Todos (as) vão estar vinculados (as) ao projeto “Educação Patrimonial na Casa de José de Alencar”, fomentado pelo Edital 03/2023, do Programa de Promoção da Cultura Artística (PPCA), da Secretaria de Cultura (Secult/UFC). O prazo de inscrição termina no dia 20/02.

Todas as orientações e demais regras da seleção estão disponíveis no Edital 01/2023 CJA/SECULT/UFC, que pode ser acessado AQUI. Os (as) estudantes devem também estar cientes e de acordo com as orientações e regras constantes no Edital nº 03/2022 Secult/UFC.

Para se inscrever, o (a) estudante deve anexar e encaminhar, de 10/02/23 a 20/02/23, para o e-mail casajosedealencar@ufc.br os seguintes documentos: Histórico escolar; Comprovante de matrícula; Currículo (extraído da Plataforma Lattes); Carta de motivação.

A inscrição deve ser enviada, rigorosamente, até as 23h59 do dia 20/02/2023 (vinte de fevereiro de dois mil e vinte e três). No assunto do e-mail, deve indicar “Inscrição Bolsa PPCA – CJA – (NOME DO ALUNO)”.

Na carta, a pessoa candidata deve relatar as razões pelas quais concorre à bolsa, seus conhecimentos/expectativas em relação ao projeto e as experiências prévias com os temas de Patrimônio Cultural, Mediação Cultural ou Educação Patrimonial.

O processo seletivo ocorrerá em duas etapas. A primeira consistirá na análise do currículo, dos documentos acadêmicos e da carta de motivação dos candidatos inscritos. A segunda etapa será feita por meio de entrevista, cuja convocação ocorrerá via e-mail, no dia 22 de fevereiro de 2023, com realização das entrevistas no dia 23 de fevereiro de 2023.

A bolsa do Programa de Promoção da Cultura Artística (PPCA) – Bolsa-Arte – terá duração de 9 (nove) meses, relativos ao período de março a novembro de 2023, com carga horária de 12 horas semanais, nos turnos matutino e vespertino, de acordo com as peculiaridades de cada projeto. O valor mensal, individual, será de R$ 400,00 (quatrocentos reais).

Em caso de dúvida, o (a) estudante deve entrar em contato por e-mail (casajosedealencar@ufc.br).

Confira o cronograma da seleção:

10/02/23 :: Lançamento do edital

10/02 a 20/02/23 :: Período de inscrição, via e-mail (casajosedealencar@ufc.br)

22/02/23 :: Convocação para 2ª fase, via e-mail (casajosedealencar@ufc.br)

23/02/23 :: Entrevistas/demonstração prática na CJA (presencial)

24/02/23 :: Divulgação do resultado, no site da CJA

24 a 27/02/23 :: Envio da documentação