Casa de José de Alencar fecha “casinha” para restauração; obra deve durar dois meses

Data de publicação: 1 de dezembro de 2022. Categoria: Notícias

Demais equipamentos manterão funcionamento normal no período

A Casa de José de Alencar (CJA) vai realizar, a partir do dia 05/12, obra para reforço e proteção das fundações da “Casinha”, como é conhecida a pequena casa do conjunto original, erguida em 1826. A intervenção, com duração estimada de dois meses, tem o objetivo de consolidar a estrutura da casinha de nascimento do escritor José de Alencar. A edificação apresenta fissuras e rachaduras.

A visitação à Casinha vai ser suspensa, mas os demais equipamentos manterão funcionamento normal. A Casa de José de Alencar, centro cultural pertencente à Universidade Federal do Ceará (UFC), conta ainda com uma extensa área verde, as ruínas do primeiro engenho a vapor do Ceará, o Museu Arthur Ramos, a Pinacoteca Floriano Teixeira, a Biblioteca Braga Montenegro e com o Salão Iracema.

Casinha de José de Alencar.

Construção da Casinha data de 1826 (Foto: Christiane Martins/Divulgação)

O processo para viabilizar a restauração na Casinha foi encaminhado junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em razão de o conjunto arquitetônico ser tombado desde 1964. A autarquia realizava periodicamente medições na largura desses desgastes estruturais. Em 2019, considerando o agravamento do problema, foram solicitados estudos mais rigorosos para avaliar causas e apontar soluções para o problema.

A direção da Casa de José de Alencar e a Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental (UFC Infra) encaminharam visitas e relatórios técnicos para viabilizar a obra. A intervenção passa, em primeiro ponto, pelo estudo arqueológico supervisionado pela equipe do Iphan/CE. Num segundo momento, a empresa de engenharia contratada deve consolidar as fundações da estrutura.

Visitação a demais equipamentos permanece

O público pode agendar visitas às exposições (museu, salão e pinacoteca) para até 20 pessoas por meio de formulário on-line disponível. A Casa de José de Alencar disponibiliza seis horários de segunda a sexta-feira (às 8h30, às 9h30, às 10h30, às 13h30, às 14h30 e às 15h30) e três aos sábados pela manhã (às 8h30, às 9h30 e às 10h30).

As pessoas interessadas devem observar os horários especiais de funcionamento da CJA nos dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo de Futebol, que vão ser divulgados no site e no perfil no Instagram.

Escolas e grupos maiores devem programar visitas por e-mail (casajosedealencar@ufc.br), conforme orientações disponíveis no site. Piqueniques e outras atividades podem ser realizados na área verde de segunda a sábado, das 8h às 17h, exceto aos domingos e feriados.

O agendamento de piqueniques, outros eventos, ensaio fotográfico ou filmagens na área verde pode ser feito pelo envio de e-mail para casajosedealencar@ufc.br.

Mais informações pelo telefone (85) 3366.9276 (fixo e Whatsapp) e pelo e-mail casajosedealencar@ufc.br.