A Casa de José de Alencar recebe a “Exposição Jogos e Brinquedos do Mundo”

Data de publicação: 7 de outubro de 2022. Categoria: Notícias

“EXPOSIÇÃO JOGOS E BRINQUEDOS DO MUNDO”
Marcos Teodorico Pinheiro de Almeida
(Coordenador e Curador do Museu do Brinquedo de Fortaleza)

Exposição Jogos e Brinquedos do Mundo

A Casa de José de Alencar, Museu do brinquedo de Fortaleza e o Instituto Nexos convidam todos para a EXPOSIÇÃO JOGOS E BRINQUEDOS DO MUNDO que inicia em 11 de outubro de 2022. A exposição tem como proposta apresentar e oferecer um espaço de produção cultural e artística na perspectiva da cultura lúdica. O tripé museu-humano-brinquedo é não apenas possível, mas também desejável, utilizando o MUSEU DO BRINQUEDO como um espaço educativo, formativo e de aprendizagem.

A exposição da coleção pessoal do professor MARCOS TEODORICO e COLABORADORES tem como objetivo: preservar, divulgar, produzir, sistematizar e analisar o conhecimento transdisciplinar do jogo, brinquedo e brincadeira como patrimônio cultural lúdico da humanidade material e imaterial, e ainda gerar uma reflexão crítica sobre a diversidade sociocultural dos artefatos lúdicos. O que mantém um museu vivo é a relação dinâmica com a sociedade, portanto, museus não são instituições permanentes, mas práticas sociais colocadas a serviço da sociedade e seu desenvolvimento. Os museus e demais espaços de cultura são depositários da memória de um povo, encarregados pela preservação das obras produzidas pela humanidade, com suas histórias, com os meios próprios de que dispõe. Além disso, os museus na atualidade têm vocação para investigar, documentar e comunicar-se. Trabalham permanentemente com o patrimônio cultural integral, ressaltando sua dimensão educativa, procurando, assim, desenvolver as identidades locais, regionais, nacionais e internacionais.

A EXPOSIÇÃO JOGOS E BRINQUEDOS DO MUNDO favorece a construção social da memória e a percepção crítica da sociedade. A função social mais premente do MUSEU do BRINQUEDO DE FORTALEZA é ser um espaço de comunicação direta com a comunidade, defendendo a ideia da diversidade e a inseparabilidade entre cultura material e imaterial. Nesta perspectiva, sempre que se contextualiza os objetos, eles são, ao mesmo tempo, materiais e imateriais.

Os museus são espaços de memória; de história; de descobertas sobre o mundo e sobre nosso papel nesse mundo. É essa dinâmica alteridade/identidade que a ajuda na construção de sua percepção de si como sujeito da cultura. Museus são pensados hoje como lócus de reflexão crítica sobre nossas diferentes histórias; locais que possibilitam uma ressignificação do presente à luz do passado, e vice versa. Museus entendidos dessa forma constituem-se como espaços favorecedores de transformação social, de ampliação de olhares, de inclusão da pluralidade e aceitação da diversidade humana. O museu não é um lugar de ensinar cultura, mas, sim, lugar de cultura. Para nós o JOGO, o BRINQUEDO e a BRINCADEIRA são uma herança cultural que pertence a TODOS, além disso, o espaço do Museu do Brinquedo de Fortaleza assume um caráter múltiplo, pois permite guardar, olhar e também BRINCAR. Acreditamos ser fundamental formar novas gerações que percebam os espaços museológicos como lugares que garantem o direito à memória dos diferentes grupos sociais, das diversas expressões culturais e do nosso patrimônio histórico.

HORÁRIOS DE VISITA:
Horários de visita espontânea observada: 8:30, 9:30, 10:30, pela manhã. 13:30, 14:30 e 15;30, pela tarde.
Horários para visita mediada de grupos: segunda, quarta e sexta no horário 8:30, 9:30, 10:30, pela manhã. (Mediação do professor Marcos Teodorico Pinheiro de Almeida)

CONTATO E INFORMAÇÕES:
Casa de José de Alencar: (85) 33669276
Museu do Brinquedo de Fortaleza: WhatsApp – (85) 997369790

@museudobrinquedo5
@institutonexosfortaleza

SITE CONCEITUAL:
www.casadejosedealencar.ufc.br
www.institutonexos.com.br

Fonte: Direção da Casa de José de Alencar – 33668632 (fixo e whatsapp) – e-mail: casajosedealencar@ufc.br