A Casa de José de Alencar recebe a exposição Jogos e Brinquedos do Mundo – edição 2023

Data de publicação: 12 de abril de 2023. Categoria: Notícias
Museu do brinquedo

Exposição Jogos e Brinquedos do Mundo

A Casa de José de Alencar, o Museu do brinquedo de Fortaleza e o Instituto Nexos convidam todos os interessados para a EXPOSIÇÃO JOGOS E BRINQUEDOS DO MUNDO – edição 2023, na Sala Guarani, na Casa de José de Alencar, a partir do dia 15/04 (sábado), das 8h às 12h, durante a 2ª edição da Feira do Zé.

A exposição tem como proposta apresentar e oferecer um espaço de produção cultural e artística na perspectiva da cultura lúdica. O tripé museu-humano-brinquedo é não apenas possível, mas também desejável! Utilizando o MUSEU DO BRINQUEDO como um espaço educativo, formativo e de aprendizagem. A exposição da coleção pessoal do professor MARCOS TEODORICO e COLABORADORES tem como objetivo: preservar, divulgar, produzir, sistematizar e analisar o conhecimento transdisciplinar do jogo, brinquedo e brincadeira como patrimônio cultural lúdico da humanidade material e imaterial, e ainda gerando uma reflexão crítica sobre a diversidade sociocultural dos artefatos lúdicos.

A EXPOSIÇÃO JOGOS E BRINQUEDOS DO MUNDO defende a ideia da diversidade e a inseparabilidade entre cultura material e imaterial.

O museu não é um lugar de ensinar cultura, mas, sim, lugar de cultura. Para nós o JOGO, o BRINQUEDO e a BRINCADEIRA são uma herança cultural que pertence a TODOS, além disso, o espaço do Museu do Brinquedo de Fortaleza assume um caráter múltiplo, pois permite guardar, olhar e também BRINCAR. Acreditamos ser fundamental formar novas gerações que percebam os espaços museológicos como lugares que garantem o direito à memória dos diferentes grupos sociais, das diversas expressões culturais e do nosso patrimônio histórico.

jogos e brinquedos do mundo - horários de visita

Jogos e brinquedos do mundo – horários

LOCAL: Sala Guarani, na Casa de José de Alencar – Av. Washington Soares, 6055 – Bairro José de Alencar, Fortaleza – CE
HORÁRIOS DE VISITA
Abertura:
Dia 15/04 (sábado), das 8h às 12h.
Visita espontânea observada: Quartas e Quintas, das 8h às 11h e das 14h às 17h.
Visita mediada de grupos (no mínimo 10 e no máximo 20 pessoas): Terças, das 8h às 11h e das 14h às 17h (Mediação do professor Marcos Teodorico Pinheiro de Almeida, coordenador e curador do Museu do Brinquedo de Fortaleza)
Agendamento de visita mediada para grupos: Museu do Brinquedo de Fortaleza: WhatsApp – (85) 997369790 ou pelo e-mail: museudobrinquedodefortaleza@gmail.com

@museudobrinquedo5
@institutonexosfortaleza