Português

Uso obrigatório de máscara de proteção e horário de funcionamento da Casa de José de Alencar – 03 de setembro de 2020

3 de setembro de 2020

Em consonância com o Decreto n°33.730, de 29 de agosto de 2020, expedido pelo Governador do Ceará, Camilo Sobreira de Santana, o qual prorroga medidas de isolamento social imposto pela COVID-19, segue em vigor a obrigatoriedade do uso de máscara de proteção em toda a área da Casa de José de Alencar, inclusive para crianças maiores de 3 (três) anos, ressalvados os casos previstos no referido decreto, conforme §$ 1º e 2º, os quais determinam:

“§ 1° Na prorrogação do isolamento social, permanece em vigor o dever geral de proteção individual em todo o Estado consistente no uso obrigatório de máscara de proteção por aqueles que precisarem sair de suas residências, especialmente quando estiverem em espaços públicos ou privados acessíveis ao público, dentro de transporte público coletivo ou privado remunerado individual.

§ 2° Ficam dispensadas do uso obrigatório de máscaras de proteção as pessoas com transtorno do espectro autista, com deficiência intelectual, com deficiências sensoriais ou com quaisquer outras deficiências que as impeçam de fazer o uso adequado de máscara de proteção facial, conforme declaração médica, bem como no caso de crianças com menos de 3 (três) anos de idade, nos termos da Lei Federal n.° 14.019, de 2 de julho de 2020. ”

Considerando, ainda, a portaria nº 126, emitida pelo Reitor da Universidade Federal do Ceará, as atividades presenciais da instituição seguem suspensas até o dia 06 de setembro de 2020. A referida portaria também determina a suspensão da abertura dos museus, razão pela qual a Casa de José de Alencar (CJA) está aberta para o recebimento de grupos compostos por no máximo 8 pessoas apenas para visita e ensaios fotográficos na área verde, sem a necessidade de agendamento, de segunda a sexta, de 8 às 17h.

As visitas à área verde aos sábados para no máximo 8 pessoas por grupo, por sua vez, ocorrerão de 8h às 12h e deverão ser agendadas mediante envio de e-mail para casajosedealencar@ufc.br, o qual deverá conter data, horário e telefone para contato do responsável.

Aos domingos a área verde estará fechada.

O Restaurante Iracema, localizado nas dependências da CJA, permanece fechado todos os dias da semana por tempo indeterminado.

Em suma, seguem suspensos:

  • Visitas a pinacotecas, bibliotecas e ao museu;
  • Uso do auditório;
  • Qualquer outro evento que não tenha sido mencionado.

Nosso contato para esclarecimentos segue mantido através do e-mail casajosedealencar@ufc.br e das redes sociais da Casa, quais sejam: Facebook e Instagram.

Agradecemos pela compreensão de todos!

Diretor da Casa de José de Alencar