Português

Projeto Primavera na Casa de José de Alencar Edição 2020 realiza lives no mês de nascimento do escritor

1 de maio de 2020

Projeto Primavera comemora o mês de nascimento de José de Alencar

Para celebrar o aniversário de 191 anos de nascimento desse grandioso escritor,  durante todo o mês de maio de 2020, sempre às sextas-feiras, a Casa de José de Alencar/SECULTARTE/UFC realizará o Projeto intitulado Primavera José de Alencar Edição 2020. Na oportunidade serão apresentadas lives (transmissões ao vivo, via Instagram) com novos e experientes pesquisadores do Grupo de Estudos José de Alencar/UFC, num bate-papo descontraído sobre as mais recentes e inovadoras leituras sobre a obra alencariana.

As lives serão iniciadas no dia primeiro de maio, data de nascimento do escritor e acontecerão em todas as sextas-feiras de maio, sempre às 16h.

O primeiro encontro discutirá o tema José de Alencar e um projeto de nação, com a presença do Prof. Dr. Marcelo Peloggio, organizador dos livros “José de Alencar, século XXI” e “Fator Alencar, ensaios”.

Segue abaixo a programação confirmada (sujeita a alterações):

📢 SERVIÇO

📍Projeto: Primavera José de Alencar 2020 (On-line)
📍Horário: 16h
📍Local: Instagram da @casajosedealencaroficial

📍Data: 1º de maio de 2020
Tema da Live: José de Alencar e um projeto de nação
Convidado da semana: Prof. Dr. Marcelo Peloggio

📍Data: 08 de maio de 2020
Tema da Live: A Verdade em As Minas de Prata de José de Alencar
Convidado da semana: Profa. Dra. Arlene Fernandes Vasconcelos

📍Data: 15 de maio de 2020
Tema da Live: José de Alencar, o Educador
Convidada da semana: Profa. Dra. Ana Marcia Alves Siqueira

📍Data: 22 de maio de 2020
Tema da Live: 150 anos de A Pata Gazela de José de Alencar: Uma abordagem sobre o realismo oitocentista de Alencar
Convidado da semana: Prof. Dr. Marcus Vinicius Nogueira Soares

Motivação e Justificativa – Projeto Primavera José de Alencar: Em primeiro de maio de 1829, no sítio Alagadiço Novo, Vila Real de Mecejana, nascia José Martiniano de Alencar, que lá viveu até os nove anos de idade. O restante de sua vida residiu no Rio de Janeiro, onde Alencar foi revelado como escritor, primeiro nas redações de jornais, depois como importante romancista. Apesar das não raras polêmicas nas quais se envolveu, era respeitado e admirado por suas obras literárias. Sua fama já conquistada em vida, principalmente no cenário intelectual carioca, ampliou-se com sua morte precoce, transformando-o numa importante referência da cultura literária nacional.