Casa de José de Alencar recebe exposição sobre jogos e brinquedos

Data de publicação: 9 de novembro de 2022. Categoria: Notícias

A Casa de José de Alencar (CJA) recebe, desde outubro, a exposição Jogos e Brinquedos do Mundo, que segue até janeiro de 2023. Organizada pelo Museu do Brinquedo de Fortaleza e pelo Instituto Nexos, a exposição apresenta dezenas de itens em uma imersão na cultura lúdica.

A mostra está aberta ao público, com acesso gratuito, na sala Professora Valdelice Carneiro Girão, na CJA, centro cultural vinculado à Secretaria de Cultura (Secult) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

A iniciativa busca preservar, divulgar e analisar o conhecimento transdisciplinar do jogo, do brinquedo e da brincadeira como patrimônio cultural lúdico da humanidade. A exposição também propõe uma reflexão crítica sobre a diversidade sociocultural dos artefatos lúdicos.

“O tripé museu-humano-brinquedo é não apenas possível, mas também desejável! O Museu do Brinquedo é um espaço educativo, formativo e de aprendizagem”, afirma o professor da UFC Marcos Teodorico Pinheiro de Almeida, do Instituto de Educação Física e Esportes (Iefes), que é curador e coordenador do Museu do Brinquedo de Fortaleza. O acervo exposto integra a coleção pessoal dele e de colaboradores.

Acervo faz parte da coleção do professor Marcos Teodorico Pinheiro de Almeida

O projeto defende a diversidade e a interdependência entre a cultura material e imaterial. “Para nós, o jogo, o brinquedo e a brincadeira são uma herança cultural que pertence a todas as pessoas. Por isso, o Museu do Brinquedo de Fortaleza assume um caráter múltiplo, pois permite guardar, olhar e também brincar”, completa o professor.

Serviço – Exposição Jogos e Brinquedos do Mundo
Aberta, segue até janeiro de 2023 na Casa de José de Alencar – Av. Washington Soares, nº 6055, Bairro José de Alencar, Fortaleza (CE)

Visita espontânea observada: de segunda a sexta-feira, às 8h30, 9h30 e 10h30, pela manhã; e às 13h30, 14h30 e 15h30, pela tarde. Aos sábados, às 8h30, 9h30 e 10h30.

Visita mediada de grupos: com agendamento prévio exclusivamente por meio do telefone (85) 99736.9790 (Whatsapp); de segunda e sexta-feira, nos horários 8h30, 9h30 e 10h30, pela manhã (mediação do professor Marcos Teodorico Pinheiro de Almeida)

Museu do Brinquedo de Fortaleza: (85) 99736.9790 (Whatsapp)
Casa de José de Alencar: (85) 3366.9276 (fixo e Whatsapp)

www.casadejosedealencar.ufc.br