Bloco infantil Sivozinha Folia volta com música e animação no domingo (22/01), na Casa de José de Alencar

Data de publicação: 17 de janeiro de 2023. Categoria: Notícias

O Sivozinha Folia, o maior e mais tradicional bloco infantil do Pré-Carnaval de Fortaleza, retorna no próximo dia 22/01, às 8h30, para a sua 10ª edição, na Casa de José de Alencar (CJA), centro cultural vinculado à Universidade Federal do Ceará (UFC). O evento, gratuito e aberto ao público, é realizado pelo Clube da Sivozinha e conta com o apoio da CJA e de outros parceiros.

A festa vai reunir centenas de famílias foliãs no domingo (22/01), das 8h30 às 12h00. A programação artística será comandada pelo coletivo Brinquedo de Rua e pelo Grupo Adoleta, além de atividades com pinturas e brincadeiras. Haverá venda de lanches e bebidas não alcoólicas no local. A Pinacoteca Floriano Teixeira e a área verde da Casa de José de Alencar estarão abertas à visitação.

O bloco Sivozinha Folia solicita a doação voluntária de uma lata de leite em pó para ajudar a cumprir a meta da Caravana Criança Feliz, do Grupo Cristão Mãos de Luz (@gc_maosdeluz). A campanha pretende arrecadar 400 kg de leite em pó para instituições que atendem crianças, como abrigos e creches beneficentes.

Mais de 6 mil pessoas participaram do Sivozinha Folia em 2020

Histórico

Na última edição, em 2020 (antes da pandemia), o Sivozinha Folia superou o total de 6 mil foliões. A iniciativa tem o objetivo de integrar as famílias e promover a cultura carnavalesca tradicional para todas as gerações. O bloco tem sido acolhido desde 2014 pela Casa de José de Alencar.

O evento, realizado com sucesso desde 2012, conta com a apresentação de bandas com músicas e marchinhas de carnaval adaptadas para o público infantil. Também oferece espaço para brincadeiras e outras atividades lúdicas.

Atrações

O coletivo Brinquedo de Rua (@brinquedoderua) é um grupo cultural que trabalha as manifestações do coco, do maracatu, do baque solto e da ciranda, entre outras da tradição popular nordestina. O coletivo tem a ancestralidade como fio condutor, realizando as manifestações, dentro dos ciclos carnavalescos, e promovendo processos formativos.

O Grupo Adoleta (@grupoadoleta) existe desde 2011 e já realizou mais de três mil eventos. Atualmente tem 30 integrantes, entre músicos, pedagogos, educadores físicos e profissionais de dança. O grupo promove entretenimento infantil, com música, animação, shows e apresentações. Conhecido como uma das principais bandas infantis do país, já conquistou seis prêmios nacionais.

A Casa de José de Alencar tem sete hectares e compreende um centro cultural composto por uma pequena casa do conjunto original erguida em 1826, chamada de “Casinha”, as ruínas do primeiro engenho a vapor do Ceará, o Museu Arthur Ramos, a Pinacoteca Floriano Teixeira, a biblioteca Braga Montenegro e pelo Salão Iracema. No dia de apresentação do Sivozinha Folia, a pinacoteca e a área verde estarão abertas ao público.

Bloco Sivozinha Folia
No domingo (22/01), das 8h30 às 12h00
Mais informações com @clubedasivozinha (Instagram)

Av. Washington Soares, 6055 – José de Alencar – Fortaleza/CE