Manuscritos de José de Alencar
O Projeto “Digitalização dos Manuscritos de José de Alencar” realizado em 2012, foi elaborado pela Casa de José de Alencar em parceria com a Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura e com a anuência do Museu Histórico Nacional. O projeto contou com o apoio da PETROBRAS, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Neste ano, com o intuito de cada vez mais democratizar o acesso aos manuscritos de José de Alencar e contando com o apoio da Administração Superior da UFC, a Casa José de Alencar comunica ao público, em especial aos pesquisadores e interessados na vida e obra do escritor José de Alencar, a disponibilização do acesso virtual à coleção de manuscritos digitalizados de José de Alencar.
Entre os documentos da coleção, destacamos cadernos manuscritos com fragmentos de textos publicados, como o livro autobiográfico “Como e Por Que Sou Romancista” e o ensaio filosófico e antropológico “Antiguidade da América”. Outra raridade é o primeiro romance de Alencar, “Os Contrabandistas”, que não chegou a ser concluído.