Casa José de Alencar amplia seleção de bolsistas e abre vaga para participação voluntária em projeto de educação patrimonial
Data da publicação: 12 de março de 2026 Categoria: NotíciasA Casa de José de Alencar (CJA), equipamento cultural da Universidade Federal do Ceará vinculado à Pró-Reitoria de Cultura (Procult/UFC), publicou aditivo ao edital de seleção de bolsistas 2026, ampliando o número de vagas destinadas à participação de estudantes da UFC em projetos culturais desenvolvidos na instituição.
Com o aditivo, passam a ser ofertadas:
-3 bolsas remuneradas para atuação no projeto Educação Patrimonial na Casa José de Alencar;
-1 vaga para bolsista voluntário no mesmo projeto;
-1 bolsa remunerada adicional vinculada ao projeto Cultura Visual e Patrimônio: Sintaxe Espacial, Modelagem e Realidade Aumentada na CJA.
Educação Patrimonial na Casa José de Alencar
O projeto desenvolve ações educativas patrimoniais voltadas à valorização e difusão do patrimônio cultural da CJA.
Os estudantes participantes atuarão em atividades de mediação cultural, visitas guiadas, eventos educativos e ações formativas, contribuindo para ampliar o acesso da comunidade ao patrimônio cultural da Casa José de Alencar.
Cultura Visual e Patrimônio: Sintaxe Espacial, Modelagem e Realidade Aumentada na CJA
Desenvolvido em parceria com o Laboratório de Modelagem da Informação (LMi), o projeto articula arte, tecnologia e patrimônio cultural, com foco na criação de experiências visuais imersivas aplicadas à mediação cultural.
As atividades incluem modelagem tridimensional do patrimônio da CJA, produção de conteúdos digitais e desenvolvimento de aplicações em realidade aumentada, permitindo novas formas de leitura histórica, artística e espacial do sítio cultural.
Para saber como participar, consulte:
Edital nº 01/2026/CJA/PROCULT/UFC
Aditivo n º 01 ao Edital nº 01/2026/CJA/PROCULT/UFC
As inscrições seguem abertas até 15 de março de 2026.
Outras informações: (85) 3366-9276 (whatsapp) e casajosedealencar@ufc.br
